BLOG

A arte de fazer apresentações

16 julho 2012

Como parte dos eventos 40/7, no dia 05 de julho Flávio Reis, sócio-diretor da La Gracia Design , esteve na Filadélfia Comunicação de Belo Horizonte, e, no maior clima de bate-papo, ou melhor, prosa, em bom “minerês”, falou um pouco sobre a arte de fazer apresentações. Principalmente, sobre como torná-las criativas e eficazes.
Para responder esta pergunta, Flávio sugeriu que comecemos a buscar em nós mesmos características que fazem toda a diferença no resultado final de uma apresentação, mas que, por um motivo ou outro, fomos deixando de lado durante nossa vida. Quem nunca foi repreendido pela professora por estar desenhando na carteira ou no caderno? Quem nunca ficou com vergonha depois de falar besteira em público e virar alvo das brincadeiras alheias? Pois é, foi através de situações assim que Flávio ilustrou que capacidades como a de falar em público ou de representar algo graficamente estão em todos nós, mesmo que reprimidas. Ele mesmo relatou um “causo” pessoal que exemplifica isso de maneira bastante clara: quando criança, não foram poucas as vezes em que irritou o nariz com sabão para parecer resfriado e, assim, fugir da dura tarefa de ler textos em público na igreja que frequentava com sua mãe.
Nesse clima bacana, de troca de ideias e experiências, a palestra mostrou que o essencial para uma boa apresentação todo mundo já tem e que, basta trabalhar isso da maneira certa para chegar lá. Usando um pouco da sua história pessoal e da bagagem adquirida nos três anos e meio de La Gracia, principalmente através do curso de Design de Apresentações que a empresa oferece, Flávio trouxe para o público 5 ferramentas que, somadas ao potencial de cada um, farão a diferença no resultado final da apresentação. São elas: Roteiro; Conceito; Design; Software; e Oratória.
Em determinado momento da apresentação, Flávio comparou os slides a um balão de pensamento. Sim, como aqueles das histórias em quadrinhos. E foi este o propósito da apresentação realizada. Ilustrar como, não só o Flávio, mas a La Gracia Design vê, pensa e faz apresentações. E que honra compartilhar isso com o público mineiro!

COMENTÁRIOS

deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *