BLOG

Diário do NetLabTV – Dias 2 e 3

23 abril 2018

Por Manuel Rolim.

A parte mais intensa do NetLabTV são os laboratórios. Como funciona? Para estar aqui, era preciso inscrever um projeto de série. Podia ser de Ficção ou Não-Ficção pra TV ou uma série pra internet. Foram 12 selecionados, entre eles, o Arte no Prato, projeto que eu venho desenvolvendo com a Jussara Schmidt.

A partir desta seleção, pessoas da área (roteiristas, executivos de canais, produtores) vão dar uma consultoria sobre o seu projeto. E a primeira regra estabelecida antes de começar a análise de cada roteiro foi: saibam ouvir. Me pareceu curioso ter que estabelecer esta regra. A princípio, a base de toda consultoria é escutar. Depois fiquei pensando no modo como as redes sociais mudaram o mundo. Muita gente que vivia isolado pôde se encontrar e isso deu a voz a minorias até então invisíveis no espectro da sociedade. Mas também nos tirou a capacidade de escutar. Todos afirmamos nossas certezas como se fossem as únicas possíveis. A Minom Pinho citou o método da Laís Bodansky, diretora e roteirista consagrada. Sempre que está com um roteiro para filmar, ela faz uma leitura para várias pessoas. E aí entra a técnica da Laís: ela pega a caneta e anota. Simples assim. O maior vencedor neste método é o projeto.

NetLabTV_ManuelRolim

Manuel Rolim, diretor de criação da Filadélfia e nosso guerreiro NetLabTV

Os vencedores do NetLabTV deste ano são múltiplos. Tem gente de teatro, música, TV infantil, jornalismo, economia, etc. Galera gay, negra, da bike, do brega, do fantoche, do YouTube. E tem estudante sentado na mesma sala com uma roteirista de 3 longas, com o mesmo propósito: ouvir.

Quer dizer, ouvir para poder falar. Saber ouvir ajuda sua voz a ganhar mais força. Esta é a frase de auto-ajuda que gravou na minha cabeça.

Neste mundo polifônico, vale pensar no negócio da publicidade de uma outra forma. As marcas precisam estabelecer uma relação com estas vozes. Não estou falando que toda marca precisa dizer que vai salvar o mundo (como tem acontecido). Mas é preciso ouvir as vozes e saber dialogar com elas.

IDEIA ANOTADA COMO P.S. Se tem vários canais criando sua própria plataforma de VoD (vídeo sob demanda), por que artistas não criam também? O Ziraldo, por exemplo, podia criar uma plataforma só com filmes e desenhos inspirados nas suas obras. O nome seria NetFLICTS. Fica a dica.

Quer dizer, ouvir para poder falar. Saber ouvir ajuda sua voz a ganhar mais força. Esta é a frase de auto-ajuda que gravou na minha cabeça.

COMENTÁRIOS

deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *