Storytelling x Verborragia
(por Dave Trott, originalmente aqui)
Hoje em dia, todo mundo precisa dizer que é storyteller.
Como quase tudo, é apenas um nome novo para uma ideia antiga.
Mas pergunte a eles o que é uma história e eles vão enterrar você em adjetivos.
Uma história é: tocante, envolvente, divertida, educativa, edificante.
Ela deve revelar uma verdade interior, despertar uma emoção básica, expressar uma necessidade básica, falar para a humanidade comum em cada pessoa.
E você continua sem entender.
Porque eles nunca dizem nada que possa ser definido claramente.
Mas Steve Pressfield é um storyteller de verdade.
Ele já escreveu publicidade, peças, romances.
Ele escreveu um livro chamado “NINGUÉM QUER LER SUAS BESTEIRAS” (Nobody wants to read your shit).
E quando ele escreve sobre uma história, é o senso comum, claro e cristalino.
E a coisa mais útil que você vai ler sobre seu negócio.
Aqui está:
MESMO UMA NÃO-HISTÓRIA É UMA HISTÓRIA
Quais são os elementos estruturais universais de todas as histórias?
1) Gancho.
2) Construção.
3) Desfecho.
This is the shape any story must take.
Essa é a forma que qualquer história deve ter.
1) Um começo que “agarre” o ouvinte.
2) Um meio que escala em tensão, suspense, excitação.
3) Um final que deixa tudo perfeitamente claro, de maneira estimulante.
Isso é um romance, uma peça, um filme, uma piada, uma sedução, uma campanha militar.
Também é sua palestra no TED, sua campanha de vendas, sua tese de mestrado, e sua saga real de 890 páginas da vida de sua tatara-tataravó.
Aí está.
Esqueça todos aqueles adjetivos tocantes e fofinhos.
Se você não tem 1), 2) e 3), você não tem nada.
Se você não tem um gancho, você não vai chamar a atenção das pessoas, elas não vão parar e ver, então tudo mais será irrelevante.
Você precisa construir, onde cada palavra faz exatamente isso: constrói, adiciona algo ao que aconteceu antes. Se isso não ocorre, corte.
Finalmente, o desfecho: o pensamento que você quer que o leitor, ou espectador, ou consumidor leve com ele.
Qual é a coisa principal que você quer que eles lembrem?
É assim que uma grande sinfonia funciona, é como você escreve grandes textos, é como você deve montar seu portfolio.
Agarre a pessoa, mantenha-a interessada, deixe-a com algo para levar. Para mim, é o trabalho de um diretor criativo.
Para ter certeza de que cada trabalho saindo do departamento criativo tenha essa estrutura.
Não ditar o estilo da agência ou a execução.
Cada criativo tem seu estilo, como num time de futebol.
Mas saiba que a estrutura certa está em cada trabalho.
Porque essa estrutura: 1), 2) e 3) é como toda história funciona.
E funciona desse jeito por uma simples razão.
Porque é nessa estrutura que a mente humana funciona.
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