BLOG

Pôneis Malditos – Sorte ou Planejamento?

19 março 2012

Para comemorar a 10º edição do 40/7, a Filadélfia convidou o diretor de marketing da Nissan,  Carlos Murilo Moreno. Ele mostrou para uma plateia que lotou o lounge da agência, o processo até a campanha “Pôneis malditos”, o maior sucesso da publicidade em 2011. O comercial é parte de uma série de filmes que geraram muita polêmica no decorrer do ano passado – alguns inclusive sofreram proibição por parte do CONAR. Murilo falou por mais de 02 horas sobre como a estratégia agressiva tirou a Nissan da amarga posição de 0,8% de market share no país. “Éramos uma marca insignificante”, afirmou Moreno logo no início da sua apresentação.

Mesmo com uma verba enxuta em relação aos concorrentes, a Nissan apostou na criatividade e bom humor, que fez a empresa alcançar 3,3% de participação do mercado. Um impressionante crescimento de 88%. O filme dos Pôneis Malditos ultrapassou os 15 milhões de views no Youtube, superando todas as expectativas e tornando-se um case de comunicação. Mas Murilo garantiu: “não se trata apenas de sorte e sim de sorte planejada. Queríamos que as pessoas saíssem do sofá para buscar informações sobre a marca na internet. A propaganda deve virar conversa de bar. Ainda mais quando a verba é pequena, e não temos condição de investir na repetição pura e simples como estratégia. Então, optamos pela criatividade – sempre a serviço do produto e da marca.”

Ao final, todos os participantes saíram com a certeza de que a publicidade, exatamente por interromper um prazer do consumidor – assistir à TV, ler uma revista ou jornal, ver uma notícia na internet – deve ser tão ou mais interessante do que o conteúdo que o público procura. Deve, acima de tudo entreter e divertir.

O 40/7 é um programa semanal da Filadelfia cujo o objetivo é promover a troca de experiência com profissionais das mais diversas áreas. Uma vez por semana, o  convidado bate um papo de 40 minutos com a equipe, fornecedores e parceiros da agência.

COMENTÁRIOS

deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *